![]() |
Majestade de Cimabue -1280
Galleria degli Uffizi, Florença- Itália
|
Sim, Maria é a Rainha do Céu e da Terra e como imagem da Igreja, ela e todos os cristãos são chamados em Cristo, com Cristo e por Cristo a governar este mundo para que o seu Reino alcance todos os corações e transforme todas as realidades. Assim, como a Virgem Mãe gerou o Deus-homem no seu ventre e o colocou no Trono do mundo, do mesmo modo, cada cristão a exemplo de Maria é chamado a gerar Cristo no coração dos homens. Ela, a Virgem Mãe, é a escada de Jacó, que uniu o céu à terra, que permitiu pelo seu sim, que a salvação de Deus viesse até nós.
Ela é a Hodighitria, aquela que aponta o Caminho para o Cristo Senhor do tempo e da história. O Deus feito homem para a nossa Salvação, o Cristo Rei do Universo e dos homens, Palavra encarnada que se encarnando fez com que toda criação se tornasse nele, meio de comunhão com Deus, até mesmo o pecado e a morte.
Maria aponta e conduz cada homem que se deixa conduzir por ela ao seu Filho, ela sabe que Ele é o Emanuel, Deus conosco, por isso, como sua primeira discípula o adora e conduz os homens para que eles também o adorem e recebam dele a sua Vida divina. Por meio de Maria, a Hodighitria os homens chegam ao conhecimento da fé e atingem a comunhão com Deus. Ela, semelhantíssima ao seu Filho Divino, é entre todas as criaturas, a única através da qual, podemos contemplar a entrada de Deus na vida humana e sua ação transformadora. Neste sentido, ela é exemplo de acolhida na fé da vontade do Criador, e exemplo pleno da esperança escatológica da divinização do ser humano que acolhe a graça de Deus, pois ela é “o limite entre o criado e o incriado”[2]. Por isso, “a oração de Maria participa da potência de Deus; ela é uma ajuda e uma força soberana para a salvação dos cristãos”[3].
Assim, a Igreja, reconhecendo-a como Mãe de Deus, não se cansa de pedir sua intercessão e auxílio no caminho da fé como nos recorda a Oração da Coleta do Missal Romano na liturgia da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus: “Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo”[4].
Pe. Mateus Lopes
Comentários
Postar um comentário