Pular para o conteúdo principal

Exaltação da Cruz*




Por que a festa da Exaltação da Cruz?
Escola de Novgorod,
Exaltação da Cruz, sec. XV,
Museu Histórico e de Arquitetura, Novgorod.

  Porque Deus escolheu este lugar para manifestar sua sabedoria. A cruz é o símbolo que caracteriza os cristãos de todas as tradições. É a chave para o paraíso. Sempre foi objeto especial de culto.
  São Romano, o melodista considera a cruz como um trono para toda a criação. O império da cruz e o grande poder do crucifixo são para a salvação do mundo.
   Através da cruz Deus escolheu salvar o mundo. A cruz vai além da sabedoria dos sábios e da inteligência dos inteligentes. São Paulo em 1Cor 1,18-23 afirma que ele prega Cristo crucificado, um escândalo para os judeus, loucura para os pagãos. O que foi um patíbulo para os malfeitores assumiu um significado de salvação para os cristãos. Não é mais um triste lugar de condenação à morte, mas mostra o mistério. Hoje a cruz está coberta de glória.
  As plantas das igrejas antigas eram em forma de cruz para lembrar a virtude e a força da ação desse sinal.
Na iconóstase, nas igrejas orientais, a Cruz é colocada atrás do altar e no nível mais alto, para que de qualquer parte do edifício, a qualquer momento, os olhos dos fiéis sejam atraídos para a árvore da vida.
Não é tanto o madeiro que se adora (a matéria deste mundo), mas aquele que foi crucificado nele.
 
A liturgia bizantina
 
   Recorrências veneração da cruz:
São celebrações litúrgicas ou comemorações de detalhes de eventos históricos.
- No ciclo litúrgico semanal: sexta-feira
- No ciclo diário da Liturgia das Horas: a nona hora, a hora da morte na cruz
No calendário anual, as festas consagradas à cruz:
- Feriados móveis:
- A grande e sexta-feira santa: em procissão, a cruz é levada ao centro da nave da igreja para ser venerada pelo clero e por todos os fiéis. Em quanto isso acontece, a memória da morte e do sofrimento de Jesus na cruz é cantada, para mostrar, no entanto, a gloriosa ressurreição, daquele que morreu por Adão.
- O terceiro domingo da Quaresma ou Domingo da Adoração da Cruz.
-  Feriados fixos
- Exaltação Universal Venerável e Vivificante da Cruz: 14 de setembro
- A memória da aparição no céu do sinal da cruz venerável em 7 de maio
- A procissão da cruz preciosa e vivificante que ocorre em 1 de agosto. O motivo era afastar as doenças causadas pelo calor do verão e santificar as ruas da cidade guardada por Deus.
 
Por que as igrejas bizantinas propõem tantas recorrências da veneração da cruz?
  A iconografia evocando a cruz como a árvore da vida, recorda o primeiro homem, Adão, que depois de ter provado a morte, pode agora desfrutar novamente a beleza do paraíso.
Adão representa toda a humanidade que atrai o mesmo benefício que outra árvore da vida que a igreja possui hoje: a cruz vivificante. Ao provar o fruto da árvore da cruz, adquire-se a imortalidade dos filhos de Deus.
 
Exaltação da Cruz
  A festa da exaltação universal da Cruz preciosa e vivificante nasceu em Jerusalém em circunstâncias particulares, como relatado pelo monge Alexandre.
Em uma visão, Santa Elena, a mãe de Constantino, descobre onde está a cruz de Jesus, embarca em uma jornada a Jerusalém e descobre três cruzes e cravos.
  Mas ela não parou por aí, tentou entender qual destas três cruzes pertencia a Jesus: por meio do milagre, da cura de uma mulher, verifica-se qual foi a cruz de Jesus.
O patriarca Macário tomou a cruz de Jesus para mostrá-la a todos, para que todos pudessem adorá-la.
A partir de então, se começou a construção das várias igrejas dedicadas à Santa Cruz.
  No quinto século, a festa foi celebrada em 13 de setembro com referência à celebração da dedicação das basílicas constantinianas, enquanto a peregrina Egéria diz que a data provavelmente foi escolhida alguns anos antes, porque foi aquela em que a cruz foi descoberta.
Mas a data de 14/9 prevaleceu se espalhou rapidamente por todo o Oriente.
  No Ocidente: em Roma, no século VI, a Exaltação foi celebrada em 3 de maio. No sétimo século a veneração do madeiro da Cruz  mudou-se para 14 de setembro na Basílica do Vaticano.
Nas igrejas de tradição bizantina: a celebração da  festa de 14 setembro está entre aquelas de primeira classe, isto é, entre as doze grandes festas litúrgicas. Ela precedida de um dia de vésperas (proeortia), seguido de 7 dias após a festa (metheorcia) e um oitavo de término da desta  (apodosis) que cai no dia 21 de setembro.
  É uma celebração litúrgica muito simples, que culmina no gesto do celebrante: no dia da festa, o celebrante, realizando uma curta procissão, vai para o centro da igreja e ali levanta a relíquia da cruz acima da cabeça.
  A assembleia em uma só voz eleva uma oração simples para pedir misericórdia diante da imensa bondade do Criador: Senhor, piedade.
  O celebrante repete o gesto de elevação, voltando-se para os quatro pontos cardeais.
  Depois disso, a Cruz é colocada dentro de um grande prato cheio de manjericão em uma pequena mesa no centro da igreja. E aqui, partindo do clero, todos os fiéis se prostram fazendo proskynesis, adoram a cruz e recebem um raminho de manjericão que envolve a relíquia.
  Outra coisa importante para se fazer atenção é que durante a celebração da liturgia das horas se fala diretamente à cruz, venerando-a. Nesta ocasião a história da salvação é contada.
 
Ex: Ó beatíssima árvore
A árvore da cruz traz aos homens o hálito da vida
Cristo de Cristo esperança dos cristãos
Alegra-te vivificante cruz
Alegra-te a cruz do Senhor
Adoremos o madeiro da tua cruz.
 
O ícone da exaltação da cruz e suas características
- O patriarca no ambão, assistido por diáconos e clero, levanta a cruz
- No fundo uma cúpula com vista para uma igreja na forma de uma cruz grega
- Na vertical da cúpula, o patriarca faz o gesto de elevar a cruz além de sua cabeça. A cruz é adornada na base com manjericão
- Dois diáconos seguram seus braços, assim como os israelitas fizeram a Moisés para ajudá-lo em oração. Quando Moisés esticou os braços, formando a imagem de uma cruz, o povo recuperou a força.
- O grupo está localizado no ambão, que fica no centro da igreja
- À direita, sob a copa, podemos ver Constantino aumentando seu apelo com a elevação das mãos ao poder por excelência.
- Ao lado de Constantino, está sua mãe Elena, artífice tradicional da descoberta da cruz.  Ela também eleva sua súplica.
- Em torno do ambão sobre o qual o patriarca eleva a cruz, há a representação dos fiéis divididos em categorias, representam todas as classes de fiéis e todas as nações:
- No centro, os notáveis ​​são reconhecidos: cobertos com preciosos brocados e com o característico chapéu em forma de cone.
Ao lado deles, a sabedoria da igreja: os bispos com as casulas decoradas com cruzes.
  Em um tempo próximo à sabedoria deste mundo: os sábios ricamente vestidos com o cocar redondo. (Eles olham para nós, porque eles não podem virar as costas, mas no mesmo tempo, eles parecem estar caminhando. Depois de terem contemplado, percebem que o coração está queimando no caminho).
  Finalmente, homens e mulheres de todas as idades, a quem Cristo através da cruz concede glória divina.
 
 
 
* Ícone da Exaltação da Cruz- Gaetano Passarelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monograma de Cristo

   Monograma de Cristo ou Chi Rho é uma combinação das letras do alfabeto grego que formam a abreviação do nome de Cristo. Seu uso é pré-cristão, mas os cristãos orientais começaram a usá-lo partir do século III como uso privado. Sua difusão foi a partir do Edito de Milão em 333, onde o Imperador Costantino permitiu que o culto cristão se tornasse público. SIMBOLOGIA : O Eterno simbolizado pelo círculo ⭕️ significa que Deus em Cristo entrou no tempo e no espaço, que aparece aqui através do quadrado 🔲 que representa os 4 cantos da terra. Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem se encontra no centro coroado pelo Pai com a coroa da vitória. Ele é o vencedor sobre a morte e o pecado, por isso recebe do Pai a coroa imperecível da Glória. Ele é o centro do mundo, somente por meio dele recebemos a vida. Unindo Céu e terra, eternidade e tempo concede a todos os seres humanos, de todos os tempos e lugares de participarem da sua Divina-humanidade e nele se tornarem verdadeiramente,

Ascensão do Senhor: Contemplando nos Céus a nossa natureza humana

Ascensione, metà del XIV sec., Galleria Tretjakov, Mosca 1.       História                Na Ascensão, diz São Romano o Melodista:  Depois de ter realizado a economia em nosso favor e unido a terra ao céu, tu te elevaste em glória, ó Cristo Deus, sem separar-te de nós, mas permanecendo sempre unido a nós e dizendo a todos quanto te amam: Eu estou convosco.                A festa da Ascensão pertence ao período da Páscoa e já era celebrada nos primeiros quatro ou cinco séculos da Igreja juntamente com a festa de Pentecostes. O que sabemos, chegou a nós, através do diário de viagem de uma peregrina chamada Egéria que se encontrava em Jerusalém, na década de oitenta do século IV. Em seu diário, ela conta detalhes desta festa celebrada no quadragésimo dia após a Páscoa, de forma estacionária, uma vez que era iniciada em Belém na quarta-feira com uma vigília na Igreja da natividade (onde Jesus nasceu) e na quinta-feira ( no quadragésimo dia) habitualmente se celebrava o seu

O Enigma das Rosáceas nas Catedrais Góticas: simbologia e espiritualidade

  Elemento tipicamente presente nas fachadas e transeptos das grandes Catedrais Góticas, as rosáceas mais que meros componentes decorativos, são uma verdadeira catequese simbólico-espiritual que nos inserem no mistério da Encarnação de Cristo. Ele assumindo a nossa natureza humana divinizou o Cosmos e a matéria de toda a Criação, mas sobretudo divinizou e santificou nossa humanidade, e nos deu a graça de nos tornarmos n’Ele verdadeiros filhos de Deus Pai. Este é o mistério presente nas rosáceas que encontramos nas fachadas das antigas catedrais e igrejas neogóticas espalhadas pelo mundo.    O estilo Gótico e sua belíssima arquitetura sucedeu o breve período românico, mas não perdeu a dimensão simbólico-teológica do período anterior, antes procurou manifestá-la com maior riqueza e consciência de seu próprio espaço [1] . Esta realidade, a percebemos através da utilização das imagens. No período românico as imagens, com formas essenciais e estáticas eram encontradas nos capitéis,