Pular para o conteúdo principal

Carne da Igreja, carne de Cristo*


     





  Partindo da visão da Igreja indivisa Tillard, nos oferece uma visão sacramental em que a vida cristã é uma vida de Igreja, ou seja, uma comunhão eclesial. Todas as dimensões relativas à vida dos fiéis estão dentro dessa dinâmica da vida eclesial vivida como uma comunhão constitutiva da identidade cristã, e é explicada teologicamente em referência à Eucaristia.
  Neste sentido, a Eucaristia não é apenas uma fonte de graça que eu, como indivíduo, me aproximo quando estou com sede, mas é um evento sacramental onde a Igreja que está em um determinado lugar, manifesta a sua natureza de reunir a diversidade humana em Cristo que a reconcilia com o Pai e com si mesma.
  Para viver a vida cristã como comunhão, é preciso deixar-se possuir por Cristo. Mas o relacionamento com Cristo é inseparável do relacionamento com os outros. Portanto, é precisamente um gesto de comunhão e não de fusão, porque no coração deste processo, que é um processo de salvação, encontra-se a liberdade.
  Assim, a vida em Cristo somente é possível através da ação do Espírito Santo. O Espírito que habita Cristo é o mesmo que habita os crentes por causa do batismo. É o Espírito Santo que nos insere na comunhão dos filhos, que nos reúne em Cristo como filhos no Filho. Neste sentido, ser salvo significa estar em Cristo e sob a influência do Espírito Santo, que concatena na unidade de um corpo aqueles que acolhem o evangelho e constituem a Igreja.
  Portanto, pertencer à fraternidade do corpo eclesial é parte integrante da nova situação criada para a salvação. Quem está em Cristo e no Espírito, nunca está em um relacionamento solitário com Deus, a vida em Cristo implica estar associado aos outros que são membros de seu Corpo. Assim, vivemos uma unidade radical que não é a soma de indivíduos, mas a comunhão das diferenças. E isso, enriquece e comunica essa comunhão. E, como a vida em Cristo não é um bem pessoal, o crente que entra na comunhão mística com Deus sempre o faz como membro do corpo de Cristo.
  Posto isso, é preciso dizer que existe uma ligação entre Eucaristia e fraternidade. Este vínculo é reconhecido por todos desde as origens das primeiras comunidades cristãs. Ele nasce no húmus bíblico. A última ceia celebrada em torno de Jesus pelo grupo dos apóstolos foi uma refeição fraterna. O rito da fração do pão, foi usado para expressar que ao redor daquela mesa foi selada uma comunidade, a condivisão do cálice, a consciência de uma comunhão profunda em um mesmo destino. Mas a comunidade cristã tentará mostrar que neste único pão distribuído e neste único cálice, são por sua vez uma multidão reunida na unidade, de modo que cada Eucaristia é um mistério de comunhão também nos elementos com que é celebrada. É uma comunhão que instaura comunhão. Assim, existe um elo entre Eucaristia e unidade.
  Cipriano, no século III, fala sobre este nexo através do simbolismo da água e do vinho, somado aquele do pão feito com muitos grãos de trigo e água. A água misturada com vinho no cálice do Senhor é o povo que se une a Cristo. Quando o cálice do Senhor é consagrado, não se pode oferecer apenas água ou apenas vinho. Se apenas o vinho é oferecido, o sangue de Cristo está presente, mas sem nós; se houver apenas água, o povo é presente, mas sem Cristo. Mas quando os dois estão misturados e se tornam uma coisa só, então o mistério celestial e espiritual é realizado.
  Agostinho também fala de maneira explícita e profunda sobre o elo entre Eucaristia e Igreja. Ele afirma que o pão e o vinho que são consagrados sobre altar, através dos quais o Senhor quis confiar seu Corpo e seu Sangue a nós para a remissão dos pecados; Se nós o recebermos bem, nos tornamos naquilo que recebemos, como diz o apóstolo Paulo: "Como há um só pão, embora sendo muitos, formamos um só corpo". Isto é recomendado para nós, pois devemos amar a unidade. Essa realidade ele chama de sacramenta, porque nela vemos uma realidade e nos referimos e entendemos uma outra. Nós somos o que vemos e recebemos o que somos.
  Para Agostinho, não é possível separar o Corpo sacramental que está na mesa eucarística, o corpo místico e o corpo eclesial de Cristo (cabeça e membros). O pão eucarístico é o corpo de Cristo. Através do batismo, os cristãos tornaram-se membros do corpo de Cristo, eles são verdadeiramente este pão, eles recebem o que são. O sacramento, precisamente porque traz o corpo e o sangue para o mysterio, é portador da graça objetiva da comunhão, que é a unidade.  
  Portanto, para Agostinho o coração do diálogo entre Eucaristia e Igreja é ser envolvido no sacramento do corpo do Senhor. É neste ponto que a Igreja se torna lugar do Ágape de Deus, um corpo de comunhão onde tudo aquilo que é vivido pelos fiéis é vivido em Cristo; alegrias, dores, esperança, caridade, se tornam aquelas de Cristo porque o seu Corpo é corpo de comunhão. Viver esta comunhão fraterna é viver a identidade Cristã. 
  Por isso, o Concílio Vaticano II quando fala sobre eclesiologia de comunhão, na verdade procura intercalar os fios com o passado, com a visão que prevalece “na Igreja indivisa”. O Concílio exprime que nesta unidade existe uma ordem, na qual, a dimensão espiritual, interior tem o primado. O Ocidente dos primeiros séculos não considerava a Igreja antes de tudo como uma estrutura hierárquica, mas a colocava em relação com o serviço da comunhão que expressava a sua natureza.
  Em Antioquia quem exprime este nexo entre Eucaristia e Igreja é João Crisóstomo, bispo de Constantinopla. Ele afirmava que a Eucaristia realiza uma união estreita na qual, os crentes se tornavam um todo uno, uma coisa só. Mas o seu contributo pessoal sobre esse argumento é a sua afirmação que o sacramento mostra que a comunhão com Cristo anula toda distinção de raça, de dignidade, e status social. Em Cristo todos se equivalem, porque na fonte do batismo e na mesa eucarística não existem mais hierarquias, preferências. 
  Portanto, no interno de tal igualdade existem vários níveis. Justamente, pelo motivo daquilo que se realiza na Eucaristia, a Igreja há uma preferência pelos os mais pobres e miseráveis. No memorial eucarístico, Cristo é ao mesmo tempo vítima e altar. Sobre o altar se celebra o sacrifício. O único altar da cruz é refletido de um certo modo na Igreja peregrina. Em dois altares entre eles estreitamente coligados, onde um é o sacramento do outro. Existe um altar de pedra e existe o corpo eclesial de Cristo, constituído dos seus próprios membros. O primeiro é santificado pelo contato com o corpo de Cristo, o outro é constituído pelas vítimas, que são o próprio corpo de Cristo.
  Para Crisóstomo a união com cristo operada pela comunhão eucarística se torna sem fruto se não se concretiza na atenção aos pobres e não se traduz em passos concretos que exprimam a igualdade diante de Deus que é manifestada na mesa do Senhor. 
  Também Cirilo de Alexandria fala desta união entre Eucaristia e Igreja. Ele fala que nos somos partícipes do espírito, somos unidos ao Salvador de todos e uns com os outros. Por isso, somos concorporios, pois que existe um só pão e todos nós nos tornamos um só corpo.
  Para ele esta união é física no sentido que a natureza humana recebida do primeiro Adão vem então englobada naquela do segundo Adão. A união, ocorre, não somente no momento da sinassi quando recebemos o corpo de Cristo, mas em vista do Espírito, esta energia permanece também depois da sinassi.  Portanto, a comunhão eucarística deixa na carne daquele que crê as marcas da carne de Cristo.
  Depois disso, podemos afirmar que existe um verdadeiro nexo ou vínculo entre Eucaristia e Igreja. E este se torna visível quando os cristãos conscientes da sua identidade comunial são capazes de oferecer a realidade concreta de suas vidas ao Senhor, para que tudo seja transformado naquele novo modo de vida, aquele da nova criação que nos é dado na Eucaristia. Somente assim, podemos ver a carne da Igreja como tecido de relações, uma comunhão de vida da humanidade reconciliada com o Pai e com consigo em Cristo.
                                                                                            Pe. Mateus Lopes

* Síntese do livro: Carne della Chiesa, carne di Cristo, Jean-Marie R. Tillard. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monograma de Cristo

   Monograma de Cristo ou Chi Rho é uma combinação das letras do alfabeto grego que formam a abreviação do nome de Cristo. Seu uso é pré-cristão, mas os cristãos orientais começaram a usá-lo partir do século III como uso privado. Sua difusão foi a partir do Edito de Milão em 333, onde o Imperador Costantino permitiu que o culto cristão se tornasse público. SIMBOLOGIA : O Eterno simbolizado pelo círculo ⭕️ significa que Deus em Cristo entrou no tempo e no espaço, que aparece aqui através do quadrado 🔲 que representa os 4 cantos da terra. Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem se encontra no centro coroado pelo Pai com a coroa da vitória. Ele é o vencedor sobre a morte e o pecado, por isso recebe do Pai a coroa imperecível da Glória. Ele é o centro do mundo, somente por meio dele recebemos a vida. Unindo Céu e terra, eternidade e tempo concede a todos os seres humanos, de todos os tempos e lugares de participarem da sua Divina-humanidade e nele se tornarem verdadeiramente,

O Enigma das Rosáceas nas Catedrais Góticas: simbologia e espiritualidade

  Elemento tipicamente presente nas fachadas e transeptos das grandes Catedrais Góticas, as rosáceas mais que meros componentes decorativos, são uma verdadeira catequese simbólico-espiritual que nos inserem no mistério da Encarnação de Cristo. Ele assumindo a nossa natureza humana divinizou o Cosmos e a matéria de toda a Criação, mas sobretudo divinizou e santificou nossa humanidade, e nos deu a graça de nos tornarmos n’Ele verdadeiros filhos de Deus Pai. Este é o mistério presente nas rosáceas que encontramos nas fachadas das antigas catedrais e igrejas neogóticas espalhadas pelo mundo.    O estilo Gótico e sua belíssima arquitetura sucedeu o breve período românico, mas não perdeu a dimensão simbólico-teológica do período anterior, antes procurou manifestá-la com maior riqueza e consciência de seu próprio espaço [1] . Esta realidade, a percebemos através da utilização das imagens. No período românico as imagens, com formas essenciais e estáticas eram encontradas nos capitéis,

Ascensão do Senhor: Contemplando nos Céus a nossa natureza humana

Ascensione, metà del XIV sec., Galleria Tretjakov, Mosca 1.       História                Na Ascensão, diz São Romano o Melodista:  Depois de ter realizado a economia em nosso favor e unido a terra ao céu, tu te elevaste em glória, ó Cristo Deus, sem separar-te de nós, mas permanecendo sempre unido a nós e dizendo a todos quanto te amam: Eu estou convosco.                A festa da Ascensão pertence ao período da Páscoa e já era celebrada nos primeiros quatro ou cinco séculos da Igreja juntamente com a festa de Pentecostes. O que sabemos, chegou a nós, através do diário de viagem de uma peregrina chamada Egéria que se encontrava em Jerusalém, na década de oitenta do século IV. Em seu diário, ela conta detalhes desta festa celebrada no quadragésimo dia após a Páscoa, de forma estacionária, uma vez que era iniciada em Belém na quarta-feira com uma vigília na Igreja da natividade (onde Jesus nasceu) e na quinta-feira ( no quadragésimo dia) habitualmente se celebrava o seu